Administração firma parceria para Implantação de Coleta Seletiva em Espigão do Oeste


Na manhã desta terça-feira (05), o Prefeito Wéliton Pereira Campos esteve recebendo em seu gabinete a Secretária do Meio Ambiente Natalia Martins, juntamente com o Presidente da COOCAMARJI Celso Luiz, para tratar sobre a implantação da Coleta Seletiva no Município de Espigão do Oeste.


Desde o inicio do Mandato, a Administração vem realizando parcerias de inclusão com a Associação de Catadores. A partir de agora, está firmado um contrato com a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ji-Paraná (COOCAMARJI), no qual continua estabelecendo parcerias com os catadores para estar prestando serviços na coleta seletiva local.


Nos próximos dias a Associação de Catadores estará visitando as residências, entregando informativos e sacolas para separação de lixo úmido e seco, onde será de extrema importância que cada família separe o seu lixo.


São classificados como lixo seco: materiais como papel, plástico, metal e vidro, seguidos por embalagens de papelão, potes, garrafas, pregos e latinhas, jornais e até as carcaças de materiais eletrônicos e eletrodomésticos.

O lixo úmido é todo tipo de material que não possui mais utilização, como: restos de comida, bitucas de cigarro, papéis sujos, fraldas descartáveis e outros lixos produzidos dentro da sua residência.


O gerenciamento de Resíduos Sólidos em Espigão do Oeste, que é uma determinação da Lei 12.305 da Política Nacional de Resíduos Sólidos, será de grande avanço, já que todo município deve implantar a coleta seletiva e incluir os catadores em prestação de serviços locais.


A Administração vem buscando cumprir a Lei e oferecer constantemente melhorias de forma integral. Com isso pedimos a participação e colaboração de todos os moradores para receber os catadores, que estarão trabalhando em horário distinto da coleta convencional.

Uma cidade bonita e limpa é sinal de moradores conscientes e responsáveis com a saúde pública e com o meio ambiente.