A Prefeitura de Espião do Oeste, por meio da Secretaria de Saúde municipal, participou da solenidade de encerramento do curso da Planificação Primária de Saúde em evento que reuniu aproximadamente 300 profissionais no auditório no auditório da Unesc, na manhã desta quinta-feira 23/11 em Cacoal. Estiveram presentes o Prefeito Nilton Caetano e a prefeita de Cacoal Glaucione Rodrigues , e representantes do secretário de saúde Estadual , além de secretários municipais e representantes dos governos de Rondônia.

De acordo com a coordenadora da descentralização da saúde estadual, Marta Duarte, exemplos de problemas graves que Rondônia ainda enfrenta devido à deficiência na atenção básica, está na mortalidade infantil e materna. Ela conta que a planificação reorganiza a atenção básica e evita que problemas simples se agravem, já que o tratamento será feito ainda na atenção básica, sem que seja necessário encaminhar pacientes para atenção secundária.
A facilitadora do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Lídia Tonon, falou da importância das oficinas e que a secretaria de Estado está ofertando aos municípios um método para organizar o atendimento dos usuários com problemas agudos e crônicos. Prioritariamente o município e o Estado vão buscar organizar e adequar a rede de atenção às gestantes e as crianças de risco, como informou Lídia Tonon.