SEMAS/CRAS realiza ação voltada para o dia do índio

Na manhã dessa segunda-feira (19) a Secretaria de Assistência Social esteve realizando uma ação referente ao dia do índio, por meio do CRAS receberam lideranças indígenas para uma palestra sobre a cultura e trabalhos desenvolvidos pelos indígenas.

O Indígena Gilmar Cinta Larga participou das ações desse dia destacando a importância da cultura de levar adiante a tradição recebida de seus antepassados e também sobre as camisetas que estão sendo feitas e comercializadas para valorização da cultura Cinta Larga.

Também participou desse Momento o Indígena Elias Oyxabaten Surui que é o idealizador da criptomoeda Oyx, e esta sendo desenvolvida pelos povos indígenas Surui Paiter e Cintas-Largas. O objetivo é arrecadar recursos para ações como garantia de renda mínima, resgate de suas culturas e outros projetos relacionados a necessidades básicas das tribos, que ficam em Rondônia e  Mato Grosso e que somam 4 mil pessoas.

Dhionatan Cinta Larga falou sobre a importância dessa comunicação entre o poder público e a população indígena, tendo em vista que hoje as aldeias estão se modernizando, produzindo, e também falou sobre a criação da Associação criada na aldeia Roosevelt para ter mais voz e atuação nos interesses da comunidade.

A Coordenadora do CRAS Rita Gasparin salientou o desejo de ter atendido ao convite de toda equipe de estar na Aldeia Roosevelt nesse dia de hoje realizando algumas ações solicitadas pela comunidade mas que por conta da pandemia ainda não foram possíveis de realizar, mas que em breve, assim que for possível uma equipe estará se deslocando até a comunidade para atende-los em seus pedidos com relação a Assistência Social.

Além das Palestras, a equipe do CRAS recebeu uma demonstração de Pintura que são realizadas dentro da cultura indígena.

Fonte: DECOM/SEMAS