SEMED faz adesão ao Projeto de Avaliação Diagnóstica do TCE-RO


O retorno às aulas após a pandemia do COVID-19 representa um período em que a comunidade escolar enfrenta inúmeros desafios. Nesse cenário, uma das etapas fundamentais para retomar o tempo perdido é a avaliação diagnóstica. É a partir da avaliação que os gestores, professores, família e estudantes terão clareza sobre os principais déficits de aprendizagem que precisarão ser priorizados.


O objetivo do Projeto é apoiar os Municípios no processo de ensino aprendizagem, após o retorno das aulas presenciais, contando ainda com assessoria do TCE-RO, para o planejamento, consolidação e análise dos resultados. Os resultados da avaliação diagnóstica serão insumos para as redes municipais, uma vez que são basilares no planejamento e execução de seus processos de recuperação das defasagens identificadas.


A demanda avaliada no momento, serão os alunos dos 2° e 3° anos do Ensino Fundamental – anos iniciais, tendo como cronograma de aplicação previsto para o dia 20 e 21 de outubro de 2021.


Gestores e Equipe Técnica da SEMED, participaram dos Encontros Formativos ofertado pelo Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), tendo por objetivo orientar as equipes de aplicação e correção das avaliações. Tendo como cronograma de aplicação das provas para os dias 20 e 21 de outubro de 2021.


A parceria do TCE-RO, é de suma importância para o acompanhamento e avaliação da Educação, afirma a Secretária Municipal de Educação, Senhora Selma Gonçalves Cenci, esta não tem medido esforços para adesão, apoio e acompanhamento das ações da Educação no Município de Espigão do Oeste -RO.