CAMPANHA PREVENTIVA DE COMBATE AO DESMATAMENTO E QUEIMADAS – ESPIGÃO DO OESTE

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – SEDAM através da Coordenadoria de Educação Ambiental – CEAM, esteve nesta manhã de terça-feira na Prefeitura do Município de Espigão do Oeste com orientações voltadas à preservação e cuidados neste período de pandemia e os riscos das queimadas para saúde da população.

A prefeitura já vem realizando ações para minimizar os impactos causados pelo COVID-19 no município e as ações da SEDAM fortalecem as medidas tomadas.

A importância da parceria do município com essa “Nova sedam” voltada a Educação Ambiental e cuidados que devem ser tomados neste momento de pandemia, foram tratados na reunião o Plano de Gestão Ambiental de Prevenção ao Desmatamento e Combate à Queimadas e Incêndios florestais com orientações para que a Prefeitura possa trabalhar a conscientização de toda a população .

Essa parceria entre a SEDAM, BPA e o Município de Espigão do Oeste, trará aos munícipes uma ferramenta a mais tendo em vista que foi também discutido o uso do APP Guardiões Da Amazônia, para eles possam se sentir inseridos quanto ao seu papel de cidadão que cuida e preserva o meio ambiente.

A equipe da secretaria de Meio Ambiente do município junto a equipe da SEDAM e BPAparticiparam de uma entrevista na Rádio Comunitária Romiporã FM (87,9) com orientações para a população deste município.

As equipes também na oportunidade realizou um alinhamento das ações que serão realizadas no município.

Sendo realizado uma Blitz Educativa com a União dos multi órgãos Bombeiros, Prefeitura, Secretaria de Meio ambiente, SEDAM e BPA.

Nesta terça-feira 11/08, logo pela manhã junto com a secretária de meio ambiente SEMAME,Natália Martins e o secretario de educação Vílson Macedo estivemos recebendo a visita da equipe SEDAM e BPA com uma ação nos 52 município de nosso estado e Espigão do Oeste não poderia ficar de fora.As queimadas geram prejuízos para a saúde de pessoas e de animais. O fogo em mato, lixo, pneu ou qualquer outro tipo de detrito ou objetos causam transtornos e podem causar sérios problemas de saúde.A legislação municipal, prevê a proibição, sob qualquer forma, a realização de queimada nas vias públicas e no interior de imóveis, públicos ou particulares, localizados na zona urbana do Município de Espigão do Oeste.Para os fins da lei, entende-se por queimada a queima de mato ou vegetação, seca ou verde, para fins de limpeza de terrenos em aberto ou de áreas livres localizadas em imóveis edificados; a queima ao ar livre, como forma de descarte, de papel, papelão, madeiras, mobílias, galhos, folhas, lixo, entulhos e outros resíduos sólidos assemelhados; a queima ao ar livre, como forma de descarte de pneus, borrachas, plásticos, resíduos industriais ou outros materiais combustíveis assemelhados, sólidos ou líquidos. Também são proibidos a queimada em terrenos marginais de rodovias, de rios, de lagos ou de matas de quaisquer espécies. Administração Participativa todos juntos por um Espigão do Oeste ainda melhor. Publicado por Nilton Caetano de Souza em Terça-feira, 11 de agosto de 2020