Junta de Serviço Militar de Espigão realizou a cerimônia de entrega do Certificado de Dispensa de In

A Junta do Serviço Militar (JSM) em Espigão do Oeste,  realizou na manhã da última sexta-feira 22, no Pátio da Prefeitura Municipal, uma cerimônia de juramento à Bandeira Nacional, com participação dos cidadãos alistados no período de junho até novembro de 2019.

O momento contou com a presença do Prefeito Nilton Caetano, do Chefe do Gabinete Gilton Muniz,  do Controlador  do Município Ronaldo Bezerra, da Secretaria Municipal da SEMAF , Josiane Perini, dos Soldados do Corpo de Bombeiros SD Francisco Junior e SD Calio  e do Chefe da Seção do Serviço Militar do município, José Willians.

O comando da cerimonia foi realizado pelo  Sargento PM Davi e dos Sargentos PM  Libardi e João Vicente.

O certificado é diferente da Carteira de Reservista, o que causa muitas dúvidas nos jovens, apesar de possuírem a mesma finalidade, garantindo que o cidadão esteja de acordo com o serviço militar. Este documento é necessário também para quem queira fazer concursos públicos ou, por exemplo, viajar para o exterior, emitir passaporte, entre outras atividades, reforçando a importância de tê-lo em mãos. Caso o jovem dispensado queira seguir carreira militar, a dispensa da incorporação não impede esta oportunidade. Sendo assim, o jovem pode prestar os concursos que são abertos anualmente para ingressar nas Forças Armadas, Exército, Marinha, Aeronáutica e Forças Auxiliares. Além disso, a Polícia Militar normalmente abre concursos no Estado de São Paulo e este documento, apesar de dispensar, não impede que o candidato participe destes processos.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, os jovens prestaram juramento à Bandeira e em seguida receberam no das mãos das autoridades presentes.

Em seu discurso o Prefeito Nilton Caetano lembrou aos jovens presentes  que “esse não deve ser um ato isolado e que o sentimento de civismo e patriotismo deve permanecer sempre no coração de cada jovem”. Disse também que todos devem saber o seu papel perante a nossa pátria.

A Junta Militar de Espigão fica na Av Piauí na Própria Prefeitura. O horário de atendimento é das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira.

Texto: Diógenes Salles

Opmerkingen