NOTA EXPLICATIVA SOBRE MORADORES DE RUA

BOM DIA, VENHO A PÚBLICO PARA ESCLARECER QUANTO A SITUAÇÃO QUE FOI POSTADA NA REDE SOCIAL FACEBOOCK  PELO  O CONE SUL E TAMBÉM QUANTO AO VÍDEO E AUDIOS POSTADOS PELO SENHOR VALDINEI FRANCISCO , A RESPEITO DOS MORADORES DE RUA QUE ESTÃO EM NOSSA CIDADE.

  1. EM PRIMEIRO VOU DETALHAR QUE, QUANDO ASSUMI A SECRETARIA EM FEVEREIRO ÚLTIMO, HAVIAM 19 MORADORES DE RUA NA CIDADE, FOI QUANDO INICIAMOS UM TRABALHO PARA MAPEAR CADA SITUAÇÃO E VER O QUE PODÍAMOS FAZER. LOGO CHEGOU A PANDEMIA E, POR DETERMINAÇÃO DA PROMOTORIA DE JUSTIÇA RECOLHEMOS ESTES. FICARAM HOSPEDADOS NO HOTEL DO GAÚCHO EM FRENTE A PRAÇA. PORQUE ESSE LOCAL? PRIMEIRO PORQUE O MUNICÍPIO NÃO POSSUI UMA CASA DE PASSAGEM PARA ABRIGÁ-LOS, SENDO QUE ESTA ESTARÁ SENDO IMPLANTADA NOS PRÓXIMOS MESES, AINDA NÃO FOI PORQUE ESBARRAMOS EM VÁRIAS SITUAÇÕES BUROCRÁTICAS E LEGAIS QUE, COMO TANTAS OUTRAS SITUAÇÕES, DEPENDEM DE TEMPO PARA RESOLVER. NO PODER PÚBLICO É DIFERENTE DE NOSSA CASA, ONDE SE EU QUISER EU VOU LÁ NO MATERIAL DE CONSTRUÇÃO E COMPRO UMA CERÂMICA AGORA E TROCO. AQUI TEMOS VERIFICAR SE TEM A VERBA,   EMPENHAR, LICITAR E ETC.

  2. EM SEGUNDO, TRAGO A CONHECIMENTO DE TODOS QUE DAS 19 PESSOAS QUE ENCONTREI NA RUA, HOJE HÁ APENAS 7, SENDO QUE A SEMAS NUNCA PAROU O TRABALHO, EM NENHUM MOMENTO DURANTE A PANDEMIA, O QUAL VISA CONVENCER ESSAS PESSOAS, QUE SÃO SERES HUMANOS PARA NÓS, A SAIREM DA RUA, OU CONSEGUIREM UM EMPREGO, OU ATÉ VOLTAREM PRAS SUAS FAMILIAS.

  3. OS MORADORES DE RUA QUE ACEITARAM NOSSA AJUDA, ALGUNS FORAM TRABALHAR EM FAZENDAS, NÓS MESMO LEVAMOS. OUTROS VOLTARAM PARA SUAS FAMÍLIAS, SENDO QUE NOSSA EQUIPE LOCALIZOU OS FAMILIARES, ALGUNS NÓS LEVAMOS E OUTROS COMPRAMOS AS PASSAGENS E OS CONDUZIMOS ATÉ A PORTA DO ÔNIBUS EM PIMENTA BUENO, E ESTES FORAM RECEPCIONADOS PELO CREAS DAS CIDADES DESTINOS.

  4. ESSES MORADORES DE RUA QUE AQUI ESTÃO SÃO TRABALHADORES QUE VIERAM ATÉ NOSSA CIDADE OBJETIVANDO TRABALHAR NO GARIMPO OU EM FAZENDAS E NÃO CONSEGUIRAM. COMO NÃO POSSUEM CONDIÇÕES DE SE DESLOCAR PRA OUTRAS CIDADES, FICAM AQUI.

  5. ELES NÃO ACEITAM NOSSA AJUDA, PORQUE ESSA É A VIDA QUE ESCOLHERAM PARA SI. O TRABALHO DE CONVENCIMENTO É LENTO. ESSAS PESSOAS TEM UMA HISTÓRIA DE VIDA, SÃO PESSOAS DIGNAS E QUE MERECEM TODO O RESPEITO. NÃO MERECEM SER CHAMADOS DE MARGINAIS, BANDIDOS, ASSASSINOS, COMO FOI FEITO NA POSTAGEM DE ONTEM NO FACEBOOCK, SÃO SERES HUMANOS DIGNOS, QUE TALVEZ, POR FALTA DE OPORTUNIDADE, ESTÃO NESSA SITUAÇÃO.

  6. NÃO CABE A NINGUÉM DIZER A ESSAS PESSOAS QUE ELES NÃO PODEM MORAR NA RUA, MUITO PELO CONTRÁRIO, ELES ESTÃO AMPARADOS PELA CONSTITUIÇÃO E NÃO EXISTE ESSA RETIRADA COMPULSÓRIA DOS MESMOS DE SEUS DIREITOS DE IR E VIR. SÃO CIDADÃOS COMO QUALQUER OUTRO.

  7. ENTENDO QUE REALMENTE AS ATITUDES DELES E A SITUAÇÃO DE EMBRIAGUES OU DROGADIÇÃO CAUSA MEDO E REPULSA POR ALGUMAS PESSOAS SIM. MAS O PODER PUBLICO É RESPONSÁVEL POR ESSAS PESSOAS ATÉ CERTO PONTO.

  8. NÓS OFERECEMOS AJUDA AOS MESMOS, MAS NÃO PODEMOS OBRIGÁ-LOS A ACEITAR. NÃO PODEMOS COAGIR ELES DE FORMA ALGUMA.

  9. TODOS QUE TEM NOS PROCURADO AQUI NA SEMAS A RESPEITO DESSAS PESSOAS QUEREM QUE NÓS O OBRIGEMOS A SAIREM DE LÁ DE QUALQUER FORMA. ISSO NÃO É LEGAL E NÓS NÃO VAMOS FAZER.

  10. A SEMAS RECEBEU UMA VERBA FEDERAL PARA ATENDER A ESSES MORADORES DE RUA NO VALOR DE r$18.00.00 , DISPONIBILIZAMOS A ESTES LOCAL PRA DORMIR NO HOTEL, 3 ALIMENTAÇÕES DIÁRIAS, ROUPAS LIMPAS, TOALHAS E MATERIAIS DE HIGIENE. ALGUNS FICARAM E OUTROS NÃO ACEITARAM AS REGRAS DO LOCAL. E TAIS VALORES JÁ FORAM GASTOS COM ALIMENTAÇÃO E ESTADIA DURANTE AO PERIODO QUE LÁ PERMANECERAM E ESTA ACABOU.

  11. NA VERDADE OS MESMOS ALEGAM QUE PREFEREM FICAR NA RUA POIS QUEREM TER LIBERDADE.

  12. NÓS DA SEMAS ESTAMOS FAZENDO UM TRABALHO COM OS MESMOS DE CONVENCIMENTO PARA QUE POSSAMOS TIRÁ-LOS DA RUA OU MANDÁ-LOS PARA SEUS FAMILIARES, E COLOCAMOS NOSSO TRABALHO À DISPOSIÇÃO DE TODA A POPULAÇÃO PARA QUE, QUERENDO, NOS AUXILIEM.

  13. QUALQUER PESSOA QUE TENHA ALGUMA DÚVIDA A RESPEITO DOS TRABALHOS DA SEMAS PODEM VIR PESSOALMENTE CONVERSAR CONOSCO E ESTAREMOS À DISPOSIÇÃO PARA ATENDER. A SEMAS É UMA SECRETARIA QUE ATENDE A POPULAÇÃO VULNERÁVEL DE NOSSA CIDADE E JAMAIS NOS FURTAREMOS DE NOSSO DEVER.

  14. ACERCA DE 30 DIAS, QUANDO DA ONDA DE FRIO, FOMOS AJUDADOS POR MUITAS PESSOAS E RECOLHEMOS COBERTORES OS QUAIS DOAMOS AOS MESMOS. MAS ANTES, OS CONVIDAMOS PARA IREM PARA O HOTEL E SE ALOJAR, DE 7 SÓ 3 FORAM, E MESMO ASSIM FICARAM DOIS DIAS E FORAM EMBORA.

  15. MUITAS PESSOAS TEM MANDADO MENSAGEM PEDINDO AJUDA PARA SI OU PARA OUTRAS PESSOAS E, DE IMEDIATO, NOSSA EQUIPE SE DESLOCA PARA ATENDER.

  16. POR ULTIMO, QUERO FALAR SOBRE O CREAS. A LEI DA IMPLANTAÇÃO DO CREAS FOI VOTADA NO FINAL DO MÊS DE ABRIL DESTE ANO, E ELE ATENDE TODA A POPULAÇÃO QUE JÁ ESTÁ COM SEUS DIREITOS VIOLADOS. NO MOMENTO ESTAMOS COM APENAS UM FUNCIONÁRIO, QUE ESTÁ SE DESDOBRANDO PARA  NÃO DEIXAR PASSAR NENHUM ATENDIMENTO, E CONTAMOS COM  A AJUDA DA EQUIPE DO CRAS. PARA A CONTRATAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUARÃO NO CREAS PRECISAMOS DE UM CONCURSO, COMO NÃO É POSSÍVEL DEVIDO AO PERÍODO ELEITORAL, ESTAMOS ELABORANDO UM TESTE SELETIVO PARA OS PROXIMOS MESES E TÃO LOGO SEJA POSSIVEL ESTAREMOS COM A EQUIPE TODA FORMADA. MAS QUALQUER PESSOA QUE NECESSITE SER ATENDIDO PELO CREAS, MESMO SEM A EQUIPE PRÓPRIA ESTAMOS ATENDENDO.

  17. POR FIM, ESTA GESTORA CONCLAMA TODA A POPULAÇÃO DESTA CIDADE PARA QUE, QUERENDO, VENHA ATÉ NÓS E FAÇA PARTE DA EQUIPE CREAS, NO INTUITO DE PRESTAR AJUDA PARA QUE POSSAMOS MUDAR A REALIZADE DESSA POPULAÇÃO DE RUA. NÃO ENTENDO SER VIÁVEL POSTAR QUALQUER TIPO DE CRITICA EM REDE SOCIAL A RESPEITO DE QUALQUER FATO. A UMA, PORQUE ESTA SECRETARIA É DO POVO E SE ALGUMA SITUAÇÃO NÃO ESTÁ FLUINDO DE FORMA ADEQUADA É SÓ VIR ATÉ ESTA GESTORA E EXPOR QUE ENCONTRAREMOS UMA SOLUÇÃO, E A DUAS, PORQUE NÓS COMO SERES HUMANOS E PARTE DE UMA SOCIEDADE, TEMOS TODOS O DEVER DE AJUDAR A TODOS E TAIS CRÍTICAS NÃO RESOLVEM PROBLEMAS COMO O EM QUESTÃO.

  18. JUNTOS SEREMOS MAIS FORTES.

Bela. Marlene Toniello Tesch

Gestora SEMAS