PREFEITO CUMPRE AGENDA DA AGRICULTURA

Na manhã desta sexta feira (19/01) o prefeito Nilton Caetano juntamente com o Secretário Municipal de Agricultura Marcelo Brandão, estiveram participando de um evento sobre a cultura da soja na linha Beija Flor, na propriedade do empresário do agronegócio Lourenço Pilotto, que junto com sua esposa Marinês Valadares receberam produtores de soja de diversos Municípios do Estado de Rondônia. O objetivo do encontro, que foi promovido pela Casa do Adubo e parceiros como a Sementes Petrovina e outros, foi promover uma integração entre os produtores, de forma que possam trocar informações, experiências e observar in loco as diversas variedades da cultura, bem como as técnicas de plantio, espaçamentos e tratos culturais utilizados.

A comitiva, após a visita na lavoura do anfitrião Lourenço, seguiu para Rolim de Moura, Santa Luzia e Alta Floresta, onde também puderam analisar as plantações locais. Durante um café da manhã, onde o Prefeito Nilton teve oportunidade de falar aos presentes disse que “ Dou as boas vindas a todos os visitantes e quero também parabenizar a todos, mas principalmente a você Lourenço, pela sua coragem, dedicação e perseverança nesta sua trajetória de iniciar esta nova atividade, que é o plantio de soja em larga escala em nosso Município, onde também temos outros produtores, mas você foi pioneiro, e somos sabedores das grandes dificuldades que você enfrentou, mas sempre acreditou, e hoje colhe frutos de seu trabalho.”

Em seguida o Prefeito e o Secretário se dirigiram a Linha Bela União, na propriedade da família Schereiber, onde foram distribuídas mudas de café clonal, adquiridas com recursos próprios da Administração Municipal, através do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, dentro do programa PROCAFÉ – Programa Municipal de Revitalização da Cafeicultura, programa este que atende o produtor previamente cadastrado, com a distribuição de mudas de primeira qualidade, bem como o transporte das mesmas, e se necessário serviços de preparo de solo como gradagem, distribuição de calcário ou cama de frango e outros, com pagamento facilitado, onde o produtor paga o mesmo preço que a muda foi adquirida, com pagamento de 50% do valor no terceiro ano após a entrega das mudas e os outros 50% no quarto ano, sem juros, sendo ainda possível pagar por todos os serviços, como transporte e uso de máquinas, nesta mesma condição, mas apenas dentro do programa PROCAFÉ.

Segundo o Secretário de Agricultura em 2017 foram distribuídas 30.000 mudas, e para 2018 a distribuição será de 133.620 mudas, o que dará um acréscimo de novas área em torno de 50 ha. “Entendemos que a cafeicultura é uma atividade que pode dar uma renda importante dentro da propriedade, juntamente com o leite e o peixe, trazendo com isso uma melhor qualidade de vida ao produtor rural, mas o produtor tem que estar alerta e entender que o café clonal, por um lado é mais produtivo, porém também é mais exigente, em adubação, irrigação e controle de pragas e doenças, e para isso deve buscar orientação técnica, que esta disponível na EMATER, grande parceira da Administração Participativa neste projeto, e que também fara distribuição de aproximadamente 88.000 mudas de café clonal, disponibilizadas pelo Governo do Estado, aumentando a área plantada em mais 26,5 há, ou seja , com esta ação da Prefeitura de Espigão do Oeste e do Governo do Estado, teremos mais 76,5 há de novas áreas plantadas com café clonal em nosso Município, aumentando assim a renda de diversas famílias no campo. ”