Prefeitura de Espigão do Oeste auxilia produtores na produção de silagem

A Prefeitura de Espigão do Oeste, através da Secretaria de Agricultura SEMAGRIC, vem trabalhando no sentido de incentivar os agricultores do município a garantir a alimentação do rebanho Leiteiro. E desde os primeiros dias de janeiro está dando prioridade para a produção de silagem. Com o milho no ponto, pequenas propriedades familiares não têm os equipamentos necessários. Com isso, a prefeitura, fornece sua equipe as ensiladeiras e as máquinas necessárias para colheita do milho e armazenamento da silagem na propriedade.

O produtor Lacino Betzel, é produtor de leite, e disse “possuo cerca de 100 cabeças de gado e estou muito satisfeito com este auxílio que a SEMAGRIC vem ofertando a nos produtores de leite, possuo uma área pequena e ainda é inviável ter maquinário próprio e este apoio da SEMAGRIC demonstra o respeito da administração com os agricultores”, disse.

Conforme o secretário de Agricultura, José Sampaio Leite (Espeto), até o momento foram atendidos 5 produtores, totalizando 20 hectares de silagem. Somando colheita, transporte e plantio totalizaram 70 horas trabalhadas cerca de 600 toneladas de Silagem confeccionadas, ainda com vários agendamentos para esta safra que passará de 3 Mil toneladas de Silagem. O agendamento é feito mediante a necessidade dos produtores, que devem procurar a Secretaria. A produção  de silagem é uma ação importante do município, pois beneficia os pequenos agricultores que não possuem as máquinas necessárias para a produção dessa ração essencial para a alimentação dos animais.

Os produtores rurais vêm recebendo apoio, incentivo e melhores condições para dar continuidade, e alavancar a produção de tudo que é cultivado no município. “A Prefeitura vem ajudando e incentivando os agricultores a manter suas atividades nas áreas rurais, evitando assim o êxodo e fortalecendo nossa agricultura”, enfatizou o prefeito, Nilton Caetano.

Fonte: DECOM