Produtores do Pacarana concluem curso de vaqueiro e inseminação artificial numa Parceria Administraç

Os cursos são uma parcerias entre Senar, prefeitura e sindicato dos produtores rurais.

Produtores do Pacarana concluem curso de vaqueiro e inseminação artificial numa  Parceria  Administração  Participativa SENAR Faperon, SEMAGRIC e Sindicato dos Produtores Rurais de Espigão do Oeste, o curso de encerramento de Inseminação Artificial aconteceu na comunidade Pacarana.

Tivemos a honra da presença do Fiscal Federal Agropecuário do ministério da agricultura MAPA/JBS Sr.Mario Cesar Brandão Barros, onde falou da importância dessa capacitação para os nossos produtores rurais. . A turma de alunos iniciaram o curso com aulas práticas e teóricas de manejo do gado no campo (Vaqueiro).

Em seguida prosseguiu com o curso de inseminação artificial, formando mais de uma dezena de produtores rurais nessa importante capacitação para o desempenho de trabalho no campo mais precisamente no seguimento da pecuária.

A iniciativa de levar a capacitação ao homem do campo vem sendo uma das metas do Senar que tem disponibilizado inúmeros cursos para atender as demandas dos municípios. Ao falar dessa parceria a diretora e mobilizadora do Senar para Espigão do Oeste, Clerman Romio citou as vantagens que os municípios têm em abraçar essa parceria com o Senar.

“Os cursos são praticamente a custo zero para os municípios, bastando apenas uma pequena contrapartida nessa parceria que atende centenas de produtores seja ele na cidade ou no campo”, afirmou Clerman Romio.

Por sua vez o vereador Aluízio Lara que é servidor lotado na secretária municipal de agricultura, indústria e comercio falou em nome da administração municipal que tem sido uma parceira da primeira linha desse trabalho do Senar em Espigão.

“Estamos concluindo mais um curso de capacitação rural, trazendo o conhecimento técnico até ao homem do campo para que ele possa desenvolver as suas ações na propriedade com mais segurança e lucratividade”, Afirmou Aluízio ao parabenizar a parceria da prefeitura/Senar.

O encerramento do curso de Inseminação Artificial coordenado pelo Senar/Faperon, Sindicato dos Produtores Rurais de Espigão do Oeste, Prefeitura Municipal e Secretaria da Agricultura, contou com a presença do fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura MAPA/JBS, Senhor Mario Cesar Brandão Barros.

Também participaram o presidente do sindicato, empresário Nestor Romio, vereador Aluízio Lara, presidente da Aspreo, o produtor Claudio Mendes, Clerman Romio/Sebrae/Espigão e técnicos do gabinete parlamentar regional do deputado Anderson do Singeperon que também vem apoiando essas ações em Espigão do Oeste.

Autor: Luizinho Carvalho/Cientista Social

Fotos: Clerman Romio/Senar