Professores municipais receberam nesta quarta-feira 29/01, um Abono do FUNDEB.

A Prefeitura de Espigão do Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), pagou nesta quarta-feira 29/01 um Abono do FUNDEB aos professores do município e o Salário será pago na próxima sexta-feira 31/01, já a atualização e o retroativo 2017 está previsto para o mês de fevereiro.

A atualização do piso salarial dos profissionais do magistério, tem sido uma das principais lutas da administração municipal, em Espigão do Oeste. A manutenção regular e correção salarial de todos os servidores é um compromisso e interesse do executivo municipal. Contudo, para que ocorra qualquer correção salarial, se faz necessário a aprovação de lei através do legislativo municipal.

A correção do piso salarial dos profissionais do magistério, para o ano de 2020, foi autorizada pelo MEC, no dia 16 de janeiro de 2020 em 12,84%. Portanto, o legislativo encontra-se em recesso parlamentar desde 06 de dezembro e se encerrando no próximo dia 31 de janeiro. Dessa forma o reajuste do piso salarial dos profissionais do magistério ocorrerá em fevereiro de 2020, após apreciação do legislativo, retroagindo à 1º de janeiro de 2020.

Aproveitando esta oportunidade informamos que no dia 30 de dezembro de 2019 o Fundeb recebeu um montante de R$352.416,88 que não era esperado, este valor poderia ser investido dentro da educação, porém o Prefeito Nilton Caetano de Souza, o Vice-prefeito Walter Gonçalves Lara e o secretário de educação Vilson Sena de Macedo, chegaram ao consenso que nada mais justo do que este valor ser investido nos profissionais que fazem a educação do município acontecer, como forma de abono, que foi pago aos profissionais nesta quarta-feira dia 29/01/2020.

O prefeito Nilton Caetano esclarece que o pagamento só foi possível em função da complementação dos recursos do FUNDEB (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), repassada pelo Governo Federal no último dia útil do ano de 2019.  “Firmamos o nosso compromisso de cumprir o que foi acordado com a classe porque entendemos que gestão séria se faz com responsabilidade e respeito aos direitos dos trabalhadores, e assim estamos fazendo e sempre trabalhamos com responsabilidade conforme a lei”, ressalta o prefeito.

Fonte: DECOM