SAUDE – Nesta quinta-feira 04/04 acontece em Espigão do Oeste a 7ª Conferência Municipal de Sa

A etapa da7ª Conferência Municipal de Saúde será realizada na Câmara Municipal de vereadores, nos dias 04 e 05 abril de 2019, nesta quinta-feira o evento dará início as 19:00hs e na sexta-feira a partir das das 07h às. Nessa primeira fase serão discutidas propostas de âmbito municipais e estaduais.

Estabelecidas em 1988 pela Lei Federal 8.142, as Conferências de Saúde funcionam como fóruns de deliberação e discussão de diretrizes para a saúde pública para os quatro anos seguintes. O conjunto de instruções é proposto pelos participantes dos encontros, promovendo ampla participação popular. Esses encontros estimulam a participação social e o protagonismo do cidadão na formulação de instruções que guiarão a execução de políticas públicas, conforme os anseios dos usuários. Metade das cadeiras é destinada a usuários do SUS, 25% para trabalhadores, 12,5% para gestores e 12,5% para prestadores de serviço.

A Conferência Municipal de Saúde é uma oportunidade de comunicação com usuários, trabalhadores e gestores de saúde para discutir e planejar ações para o futuro. Seus principais objetivos são reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS, mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade e fortalecer a participação e o controle social no SUS.

Além da Conferência, serão eleitos os novos conselheiros municipais de Saúde durante o evento. Serão escolhidos também representantes dos segmentos Gestor, Trabalhador e Usuário e o grupo será responsável por discutir e aprovar diversos temas da área da saúde, principalmente novos investimentos.

Fonte:DECOM