Secretaria de saúde prepara mutirão de teste rápido para COVID-19 em Espigão do Oeste

Desde que foi decretado o estado de calamidade pública, o poder público de Espigão do Oeste tem adotado medidas de prevenção e combate ao coronavírus no município. Contudo, para que se tenha resultados mais eficazes é preciso que uma postura de cuidados sejam adotados pela população, respeitando os limites de distância, evitando aglomerações, rodinhas de narguile, tereré e chimarrão e, principalmente festinhas com churrascos. Os cuidados devem ser tomados tanto na cidade quanto na zona rural.

Como medida de enfrentamento, a Secretaria Municipal de Saúde está organizando um mutirão de testes rápidos na população para Coronavírus. Os testes serão realizados em toda população que tenham apresentado sintomas.

Para realizar o teste e obter um resultado eficaz é necessário que o paciente já tenha tido sintomas e os mesmos já tenha desaparecido a pelo menos três dias, caso seja realizado antes, o resultado apresenta inconsistência ou negativo, ou seja, apontando um resultado não condizente com a realidade daquela pessoa.

O mutirão será iniciado na quarta-feira, 03 de junho, nas Unidades Básicas de Saúde (postos de saúde), necessitando ter previamente agendados através do telefone. As unidades que irão realizar os testes são CS Arlindo Cristo 3912-8044, Gebaldo Reis (Caixa d’Água) 3481-1257, UBS Vista Alegre 3481-1256, Angelo Moacir Perini (Jorge Teixeira) 3912-8067 e na Unidade Sentinela 3912-8046.

No final de semana, sábado(06) e domingo (07), os testes serão realizados em forma de “Drive Thru” na Unidade Sentinela e no CS Arlindo Cristo, a partir das 07:00 às 17:00 horas. Em cada local haverá duas enfermeiras para realizar o teste nos pacientes.

O mutirão acontecerá até a quarta-feira, 10 de junho, nos postos de saúde acima citados, de forma agendada.