Secretaria de Saúde realizada exames para coronavírus em servidores do hospital Agelina Georgetti

A Secretaria Municipal de Saúde de Espigão do Oeste tem intensificado o trabalho no combate ao coronavírus. Tem buscado transmitir as informações, de interesse público, com extrema transparência a sociedade.

Diante do alto grau de poderio de contágio do Covid-19, alguns servidores que atuam diretamente na linha de frente ao enfrentamento da doença apresentaram sintomas semelhantes aos causados pela doença.

Os servidores foram submetidos a testes para verificar se estavam contagiados pela doença, sendo afastados de suas funções enquanto se recuperavam. Um total de 19 testes foram realizados, dentre teste rápido e swab. Foram testados médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de raio-x, auxiliares de cozinha, agentes administrativos, laboratório, familiares de servidores e servidor da segurança pública.

Dos exames realizados, quatro apresentaram resultado positivo para Covid-19, sendo que duas pessoas que testaram positivo já encontram-se curadas, aptas a desempenharem novamente suas funções. A uma pessoa encontra-se hospitalizada, necessitando de ajuda mecânica para respirar. E uma outra pessoa encontra-se recuperando em casa. Os outros 19 testes tiveram resultado negativo para a doença.

A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde tem como objetivo principal manter o zelo pela saúde pública do município, preservando a segurança de seus servidores que atuam na linha de frente, disponibilizando o EPI’s, assim como realizada capacitação dos profissionais para paramentação e desparamentação correta, para que não corram risco de contágio.

Como prevenir o contágio do novo coronavírus

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

1. lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.

2. cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

3. evitar aglomerações se estiver doente.

Telefones de contato para atendimento para situações de coronavírus

Disk denúncia coronavírus 3912-8049

Unidades Básicas de Saúde em Espigão do Oeste das 7:00 às 17:00 todos os dias da semana.

UBS Vista Alegre 3481-1256

Materno Infantil Sueli Rodrigues (Liberdade) 3912-8046