Setor de Endemias realiza dia “D” de vacinação antirrábica neste sábado

A Secretária Municipal de Saúde, através do Setor de Endemias de Espigão do Oeste está realizando neste sábado, 14 de março, o dia “D” de vacinação antirrábica para cães e gatos. Os animais podem ser vacinados a partir de três meses de idade.

De acordo com a Coordenadora Municipal de Endemias, Adriana do Vale, estão envolvidos na ação um total de 65 pessoas, entre agentes comunitários de endemias, agentes comunitários de saúde e acadêmicos de medicina veterinária da Facimed. A vacinação iniciou as 08:00 horas e se estenderá até as 17:00 horas.

Os pontos de vacinação foram montados na Escola Teobaldo Ferreira, Jerris Adriani Turatti, Simone Moura Rosa, Jean Piaget, Ceeja Donizete Romualdo Da Silva (antiga Escola Vinícius), Fernanda Souza de Paula, Maria Di Sancti Santos, Sete de Setembro, na própria sede da Endemias, próximo a praça municipal, na residência do Sr. Levi, na entrada do bairro Bela Vista e no Bar do Sr. Zequinha, na rua Nações Unidas, no bairro Vista Alegre.

Raiva animal

A raiva animal é uma doença causada por um vírus, que pode atacar diversos animais e também seres humanos. Os principais transmissores da raiva em áreas urbanas são cachorros, gatos e morcego.

O animal contaminado pode apresentar os seguintes sintomas: mudança de comportamento, falta de apetite, esconder-se em locais escuros, tenta beber água sem conseguir engolir, procurar fugir de onde está preso e morder (objetos, pessoas, animais). A doença pode levar a óbito.

Fonte: Assessoria/DECOM